Recomendações importantes
para utilização correta de sua motherboard.
Elaboramos este texto a fim de ajudá-lo na prevenção de possíveis problemas que impedem a utilização normal de sua motherboard. São procedimentos básicos destinados a evitar que a sua motherboard não inicialize normalmente. Ao final da leitura deste texto, você estará apto a pensar em sequências de procedimentos para a solução de problemas simples, relativos a qualquer motherboard, incluindo checagens básicas dos sistemas compostos por elas, ou seja, dos microcomputadores nos quais as motherboards são seu principal componente. Esse texto é direcionado a novos profissionais técnicos em manutenção de PC's mas também serve de ótima lembrança aos mais experientes.
Condições para teste:
As condições ideais de teste para motherboards requerem um mínimo de precauções. Uma mesa com base isolante à eletricidade é o principal, de forma que você possa posicionar a motherboard sobre ela sem correr o risco de curto-circuitar algum ponto da placa. Porém, as observações mais importantes são referentes à eletricidade estática. Certifique-se de que seu corpo não está carregado com cargas eletrostáticas antes de manusear suas placas. Nunca manuseie a placa em ambientes cujo piso seja revestido de carpetes ou tapetes, ou que possuam ventiladores. O atrito gerado ao movimentar-se sobre carpetes gera cargas estáticas em seu próprio corpo. O contato direto com o vento gerado por ventiladores também. Podemos deduzir também que ao adentrar um recinto imediatamente após chegar de uma área aberta, seu corpo estará carregado de cargas eletro-estáticas. Se você desconhece as causas e efeitos da eletricidade estática, procure informar-se através de literaturas específicas; informe-se também utilizando a Internet, pois existem vários artigos disponíveis que elucidam em muito sobre esse assunto. Para evitar danos gerados pela eletricidade estática, convém providenciar um aterramento em sua mesa de testes que permita a conexão de uma pulseira anti-estática.
Use a pulseira sempre que manipular as placas. Para disponibilizar um aterramento consulte um eletricista ou procure literatura especializada. Informações também podem ser obtidas na Internet.
Cuidados essenciais:
Caso sua board tenha sido reparada e o defeito solucionado seja referente a algum regulador de voltagem, tenha cuidado! A fonte, o processador ou até mesmo os pentes de memória utilizados originalmente com ela podem estar danificados e uma nova tentativa de uso destes pode danificar novamente a motherboard. Caso você não tenha os conhecimentos mínimos para detectar defeitos em fontes ou processadores, não reutilize-os e encaminhe-os à nossa análise. Para os testes, presumiremos aqui que a fonte, o processador e as memórias utilizados apresentam-se em perfeitas condições de funcionamento e que todos os cabos encontram-se corretamente conectados. Caso você desconheça ou tenha pouca familiaridade com a montagem e diagnósticos de sistemas PC, solicite o auxílio de um técnico especializado em montagem e manutenção destes sistemas.
Um dos erros mais comuns durante os preparativos de testes é a instalação incorreta do cooler do processador. Um cooler atual possui travas que promovem uma grande pressão mecânica sobre o núcleo do processador, a fim de maximizar a troca de calor com o dissipador do cooler e tornar o resfriamento mais eficiente (o uso de pasta térmica de qualidade é altamente recomendado). Proceda com cautela durante a instalação do cooler, posicionando-o corretamente e certificando-se de aplicar o mínimo de força necessária para fixá-lo. Utilize ferramentas adequadas ao procedimento.
Como praticamente todos os coolers requerem alguma ferramenta para a retirada ou colocação, aja com segurança para evitar que tal ferramenta escape do encaixe da trava do cooler e acabe por atingir a placa. Tal descuido pode provocar danos aos componentes ou às trilhas do circuito impresso que circundam o soquete do processador, impedindo a inicialização correta da motherboard e promovendo a necessidade de um reparo.
Os BIPs emitidos durante a inicialização são seus aliados.
Sempre conecte um alto-falante à saída SPEAKER de sua motherboard. Na falta de placas decodificadoras de códigos POST, o alto-falante ou buzzer passam a ser um recurso indispensável à identificação de problemas de inicialização. Você pode obter uma tabela de identificação de erros de inicialização apontados pelos BIPs emitidos no alto-falante em vários sites da internet.
Os principais sites que mantém tais tabelas são aqueles dos próprios compiladores de BIOS, como Award, AMI, Phoenix, etc... Comparando os BIPs de erro emitidos pelas placas com as tabelas de identificação de erros chega-se a um diagnóstico do problema que impede a correta inicialização da motherboard.
Um grande inimigo que também atrapalha o correto funcionamento de placas para computadores é a sujeira.
Devido a necessidade de mecanismos de resfriamento (coolers e afins),
é inevitável o acúmulo de poeira no interior dos gabinetes para PCs.
Esses acúmulos de pó promovem sobreaquecimentos dos componentes eletrônicos que resultam em falhas prematuras de funcionamento. Recomenda-se a remoção da poeira acumulada em períodos de máximos 3 mêses.
Porém, o problema decorrente mais prejudicial por acúmulo de pó dá-se em regiões litorâneas.
Nestas áreas, a umidade relativa do ar é maior do que nas regiões interioranas e é carregada de sais e substâncias ionizantes.
A poeira acumulada acaba por absorver esta umidade rica em substâncias precursoras de formação de óxidos.
Uma vez absorvidas pela poeira acumulada, tais substâncias entram em contato com os metais que compõem os componentes e a placa e promovem oxidações, inutilizando definitivamente as placas.
Para evitar tais prejuízos, proceda com limpezas em intervalos menores de tempo (máximo de 30 dias). Isso vale também para qualquer local ou região que apresente elevada umidade relativa do ar, pois a poeira também possui impurezas que podem vir a ser oxidantes.
Coolers e dissipadores devem estar sempre limpos e desobstruídos; limpe-os frequentemente; substitua-os caso note variações de rotação ou ruídos estranhos.
Qualquer dúvida ou sugestão de esclarecimento, envie-os à MoBoFix.